Você sabia que a inovadora plataforma Harness pode te ajudar a aumentar a eficiência de processos e custos? Não?!
Ela é muito útil para aqueles que trabalham com CI/CD, onde a todo momento se tem alteração de informações, funcionalidades, especialmente para grande times e organizações de grande porte.
Dentro dela existem várias formas de se otimizar processos e custos, dentre eles:
Parar automaticamente os recursos ociosos; OOTB DORA, métricas de planejamento e execução, inteligência acionável em todo SLDC (software development lifecycle), e informações sobre custos na nuvem. Sentiu interesse? Vem comigo que te explico mais! 😉
Então vamos entender o que são essas siglas importantes: OOTB (out of the box) é um sistema de solução já desenvolvida que visa solucionar problemas comuns a um certo tipo de negócio que pode ser implementado rapidamente, sem precisar de um time de TI interno avançado pra isso e sem precisar de melhorias.
Já o DORA, é uma sigla para “DevOps Research Assesment” – Pesquisa e Avaliação de DevOps. São métricas usadas para pesquisar e avaliar o desempenho das equipes DevOps, permitindo identificar a necessidade de mudanças mais profundas ou pontos de melhorias. Alguns exemplos dessas métricas são Change Failure Rate, Time to Restore Service, Lead Time for Changes e Deployment Frequency.
Já sabemos que ter vários processos correndo ao mesmo tempo, com diferentes códigos, e diversos usuários acessando todo esse conteúdo de uma só vez, pode prejudicar o desempenho, a eficiência e a velocidade do seu projeto, gerar uma sobrecarga de armazenamento e processamento de dados, e por esses e mais motivos, vou te dar algumas dicas de como resolver isso usando o Harness!
Primeiramente, você tem acesso no seu perfil (e dependendo da sua classificação como usuário em tal projeto) onde pode ativar um botão que “desliga” automaticamente os recursos que estão consumindo memória e desempenho, mas que estão ocioso. Já facilita para não ter que esperar 15 minutos até o seu código finalizar, já sabendo que ele estaria ocioso. Essa atitude poupa não apenas o seu tempo, mas também a eficiência da sua pipeline e do seu workflow.
Em segundo lugar, dentro dessa plataforma, você possui à sua disposição um léque de opções de métricas se planejamento e execução. Lembrando que nenhuma métrica é perfeita ou melhor que a outra: busque por aquela que é ideal para a sua situação atual, ou a que mais se adequa às suas necessidades.
O Harness também gera automaticamente gráficos te mostrando o quanto de velocidade você tem em tal workflow, quanto tempo leva até um código parar de rodar, e você ainda pode pedir para ele analisar a quantidade de visualizações em cada projeto, até mesmo customizar os pedidos a ele! Muitos chamam isso de Dashboarding. Um processo de criar painéis possuindo diferentes tipos de
gráficos de dados até múltiplos recursos, e a melhor parte é poder ter um gráfico de comparação entre dois ou mais projetos que você esteja participando ou código que esteja debugando.
pode relembrar sobre os Tipos de Métricas de Verificação Contínua. Se tiver qualquer dúvida em relação à Harness, não se esqueça de entrar em contato com o Suporte da Harness! Até a próxima. ;D